Desde dados precisos e acessíveis bem como a partilha de negócios entre colegas profissionais, eis o que torna os Estados Unidos um líder global quando se trata de comprar ou vender uma casa.
Nos Estados Unidos, o processo de compra ou venda de uma casa é muito mais simplificado, graças a um modelo imobiliário centrado no consumidor que dá prioridade à equidade, à eficiência, à transparência e aos preços orientados para o mercado.
Além disso, nos EUA, a prática imobiliária é regulada pelo governo, e cada estado tem uma associação imobiliária, que exige educação profissional. Nem sempre é o caso noutros países… Existem alguns países onde qualquer pessoa pode ser um agente imobiliário e Portugal é um deles!!!
O modelo imobiliário americano é fortalecido por um importante diferencial… Os serviços de listagem múltipla, ou MLS’s, que funcionam como mercados de angariações locais ligando as imobiliárias que representam os vendedores com os que representam os compradores.
Para os compradores de casas nos EUA, estes mercados locais proporcionam um local centralizado para todas as propriedades angariadas num determinado mercado, independentemente do agente imobiliário com quem trabalha. As imobiliárias, apesar de serem concorrentes, contribuem e partilham angariações para criar maior acesso, transparência e equidade para todos os consumidores.
Estes mercados de imobiliárias locais também ajudam os compradores de primeira habitação, de rendimentos moderados e outros compradores a adquirirem casa própria com acesso igual a informações atualizadas sobre a situação da casa, como o preço, o histórico de propriedade, os registos fiscais, os dias no mercado e as informações do agente da angariação. Muitos destes dados são inseridos em sites e aplicações de angariação, onde muitos compradores iniciam a sua pesquisa de imóveis.
Para os vendedores, os mercados de imobiliárias locais aumentam o número de visitantes nas suas propriedades. E ajudam a criar condições de concorrência mais equitativas para as grandes e pequenas imobiliárias – bem como para os consumidores que servem – porque todos os agentes têm acesso à mesma informação.
Pode ser uma pequena imobiliária no país e ainda assim ter acesso a uma MLS, enquanto noutros países não é o caso!!!
Portugal todavia não dispõem destas bases de dados centralizadas e cooperativas, e os compradores tornam-se vulneráveis a informações imobiliárias não verificadas e imprecisas. Uma propriedade pode ser angariadas 10 vezes por agentes diferentes, todos com dados ligeiramente diferentes. Sem uma única fonte de informação fiável, os vendedores podem não ter uma estimativa precisa do valor da sua casa e os compradores podem ficar confusos sobre a quantidade a oferecer.
Os profissionais do setor imobiliário no EUA, podem estar preparados para uma apresentação de angariação com a análise comparativa de mercado (ACM), e os números falam por si. Um ACM fornece uma estimativa de mercado justa do valor de uma propriedade, comparando-a com casas semelhantes no MLS que foram vendidas recentemente na mesma área.
Os países de todo o mundo, e Portugal inclusive, invejam tanto os MLS’s locais e as práticas imobiliárias do EUA que se esforçam por imitá-los. A Associação Nacional de REALTORS® (National Association of REALTORS® - NAR), através dos seus acordos de parceria bilaterais com associações imobiliárias no estrangeiro, ajuda estas organizações a implementar sistemas e práticas que incentivam mais profissionalismo, responsabilidade e transparência.
A NAR examina os seus parceiros internacionais e garantem que as associações com as quais tem acordos bilaterais também cumprem um código de ética. A NAR mantém relações formais com mais de 100 associações imobiliárias organizadas em 76 países.
A representação de compradores e vendedores, os dados precisos sobre as propriedades, a transparência dos processos fazem do modelo imobiliário dos EUA o padrão de ouro, especialmente se optar por trabalhar com um agente que seja REALTOR®.
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